Algumas empresas ou até mesmo pessoas físicas, querem produzir seus materiais gráficos com primor, não há nada errado nisso!
Mas pela nossa experiência com folders, panfletos ou filipetas, percebemos ao longo de 20 anos em experiência que detalhar demais um folder, ou dar muito valor ao designer em si, é uma grande perda de tempo.
O Panfleto não é a mídia mais agressiva, não é a comunicação que trás mais clientes, porém, ele vai acionar algumas pessoas e empresas que vão lhe trazer a cada cliente, mais 10 novos clientes.
Portanto, o boca a boca ainda é a melhor mídia existente, mas para isso o panfleto vai ser uma alavanca fundamental para trazer o boca a boca, aliado ao um serviço e/ou produto de qualidade.
Não se prenda ao design, se atenha a informação necessária e como sempre digo, o que te trás novos clientes são os panfletos na rua, nas caixas de correspondência, panfleto no balcão é apenas enfeite e dinheiro jogado fora.
Faça seus panfletos, mas não se apegue a eles, é na rua que eles promovem a “Mágica” de trazer novos clientes e ainda fidelizar ou tornar marcante seus produtos e serviços.
Ao produzir panfletos, seja para qual motivo for e existem vários, acredite, você precisa estar atento a comunicação eficiente e sem distorções, uma mensagem que faça chegar a informação mais correta e atrativa para seu futuro cliente.
Para isso você vai precisar de uma boa Copy, mas o que é isso?
Copy nada mais é que a produção textual e apelativa do seu material gráfico, fazendo com que seu cliente ou futuro cliente tome a ação de consumir o seu produto ou serviço, não só porque viu em algum panfleto, mas porque o seu texto provocou uma sensação ou um sentimento nele, aliado ao CTA (Call To Action), termo inglês para dizer CHAMADA PARA AÇÃO.
Seu cliente precisa sentir emoção e não apenas ler uma informação, isso mexe com o cérebro e faz com que a mensagem passe do cérebro reptiliano, parte do nosso cérebro que se protege por instinto, isso faz parte de um conhecimento chamado Neuromarketing, mas não é importante você entender profundamente disso para produzir seus mateiras gráficos.
Apenas precisa entender que colocar as palavras certas, as imagens atrativas vão mexer com a mente do seu cliente, ocasionando a decisão de consumir ou não seus produtos ou serviços.
Com toda esta informação, creio que você já compreendeu que a mensagem é muito mais importante que o designer em si, e que uma comunicação eficiente te dá muito mais retorno que um panfleto simétrico, pensado nos mínimos detalhes e não quero dizer com isso que o layout ou designer do seu panfleto não é importante, apenas que não é o foco.
A pior ação que você pode ter ao confeccionar seus panfletos, é apegar-se a eles e muitos o fazem porque investiram uma grana boa, e pensam que não podem largar em qualquer lugar.
Tudo bem, entendemos que deva existir uma estratégia, mas a pior delas é deixá-las apenas no balcão da sua loja!
Quantas vezes você viu no chão da rua um panfleto sobre algo que lhe interessava e você juntou para ter aquela informação?
É sobre isso que falamos, oportunidade!!!
Já fizemos milhares de materiais gráficos, sobre tudo os panfletos e percebemos que os proprietários “criam um amor” em seus materiais pelo valor monetário que ele investiu, mas é um erro crucial para seu negócio.
Sim, muitos vão jogar fora o seu panfleto! Mas alguns vão se interessar e dependendo do nicho ao qual você atua, apenas alguns clientes pagam por seu investimento e se você fizer sua parte direitinho, estes mesmos clientes voltarão sempre indicando outros.
Não existe uma fórmula para isso, mas pense que quanto mais exposta sua informação estiver por ai nos carros, nas caixas de correspondência, na mão das pessoas, mais oportunidades de negócios poderão surgir, porém alguns nos procuram para fazer 1.000 panfletos e neste caso desaconselhamos.
Se você pretende alcançar um número mínimo de resultado, faça no mínimo 5.000 (cinco mil unidades de panfletos), estatisticamente você vai jogar dinheiro fora com uma quantidade muito baixa de panfletos, vai pagar mais por menos e isso não é bom para você ou para sua empresa.
Compreenda que o Panfleto é um ótimo mecanismo, mas não é tudo e você pode diversificar combinando diferentes mídias para criar nos clientes o que chamamos de presença de mercado e para ilustrar o que te digo pense na seguinte situação.
Imagina uma empresa do seu bairro que deixou em sua caixa de correspondência um panfleto com seus serviços e sua logomarca estampada.
Ocasionalmente em um outro dia o carro da empresa com a mesma logomarca passa por você e o cliente percebe e pensa, olha lá a empresa X.
Outro dia passa na frente e percebe a empresa com a fachada e a mesma logomarca, você está criando através da identidade visual uma intimidade do futuro cliente com a sua marca e quando ele precisar de algum serviço relativo ao seu nicho, quem você pensa que ele irá lembrar?
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